27 de outubro de 2007

QUE TESTEMUNHO?

Recupero hoje um texto que em tempos publiquei noutro blog...
Porque se mantem actual... Porque sinto necessidade de na minha caminhada o recuperar sobretudo para mim....

Alegra-me muito ver tantos a responderem ao desafio de partilhar Cristo vivo nas suas vidas. A escancararem a intimidade dos seus corações num espaço despersonalizado como seja a internet.

Contudo, não nos deslumbremos nem nos deixemos cair na tentação de olhar para o nosso umbigo. Que rosto damos deste Cristo que amamos? Serão os (agora) nossos textos acolhimento profundo e sereno de quem nos visita ou vangloria dos pequenos passos que a custo fazemos no nosso caminhar? Trarão eles consolo a quem precisa de ser consolado ou repulsa a quem pela primeira vez se cruza aqui com esta verdade profunda que toma por nome Igreja.

Porque sejamos honestos, não me serve (creio que não nos serve) uma Igreja que se sirva a si própria antes de consentir alegremente que se sirvam dela (Escusada será a referência ao lava pés...).Temo muito a introversão que desde o princípio vou sentindo neste blog, que as vezes me parece contraria ao Evangelho.

Não cabe à Igreja vangloriar-se do seu caminho e das suas (supostas) vitórias. À Igreja exige-se tão só que seja este rosto sorridente e desempoeirado de Cristo vivo que cativa pela verticalidade dos seus actos e pelo acolhimento tolerante das suas palavras (Ele que era sem mancha, jantou com fariseus, acolheu prostitutas e morreu entre criminosos). Sempre que partimos para outras variações, sempre que nos vangloriamos nas palavras e facilitamos nos actos somos túmulos caiados de branco por fora mas podres por dentro.

Por isso questiono-te (me) e provoco-te(me)...Quando escreves... Olhas(Olho) para ti(mim) e para as tuas(minhas) supostas riquezas ou para quem te (me) lê e as suas pobrezas? Usas (Uso) de caridade sincera? Aspiras (aspiro) de facto a preocupar-te (me) sinceramente com as vidas concretas e enraizadas no mundo que virtualmente se cruzam contigo (comigo) e a deixares (deixar) nelas esta marca indelevel de eternidade que Cristo, em ti (em mim), nelas quer imprimir?
14 de Abril de 2007