21 de fevereiro de 2007

CAMINHA!

Hoje (num qualquer hoje que te é proposto) podes sempre querer começar a caminhar... Nem que seja porque se não o fizeres, amanhã lamentar-te-às do ontem que hoje desperdiçaste.

Serei eu um presente desenraizado de passado e sem futuro? Haverá mais do que isto na vida? Mais do que os meus problemas, as minhas fragilidades, as minhas alegrias e as minhas certezas?

Hoje o desafio é caminhar, numa viagem incerta e difícil... Numa viagem que me convida a excentrar-me de mim mesmo e a olhar com novos olhos para aquilo que me rodeia; procurando respostas profundas e pessoais àquilo que te perguntava ainda agora. É quaresma! Tempo de reparação. É tempo de endireitar veredas: fazer as pazes comigo próprio e com quem me rodeia, questionar-me seriamente sobre este Deus/Amor que teima em me interpelar.

E se sentires repulsa por mim, não ligues muito ao facto de eu ser Igreja! Não ligues sequer ao facto de eu ser quem sou! Hoje nem a mim isso me interessa... Importante é ter uma oportunidade de falar contigo!

Hoje mais que tudo gostava de saber tocar-te no profundo do teu coração descrente. Descrente de Deus, descrente da tua Vida, descrente de Ti Próprio! Ser teu companheiro de viagem. Inquietar-te... Provocar-te no sentido de te desinstalares... Desafiar esse teu coração a ousar excentrar-se do seu mundinho, das suas dúvidas e certezas em busca daquilo que na vida vale mais...

E, nem que fosse só por hoje, que alegria me davas se ousasses caminhar comigo! Caminhar com todos este rostos que, mesmo ai ao teu lado, tão bem conheces! Esses rostos que comigo dão cara a esta Igreja que na sua pobreza (porque sim! todos nós erramos e somos limitados como tu) se quer por também a caminho...

Vens connosco?