10 de outubro de 2006

SENHOR PROFESSOR

Hoje queria recordar um professor que me marcou... Nunca saberei se muito, se pouco... Mas alguma coisa dele terei assimilado com certeza.

Não vou gabar as virtudes pedagógicas do senhor... Só me deu uma aula, não ensinou grande coisa e o tema era realmente muito chato... Tirou-me algumas horas de vida privada em casa para me por a par da sua verdadeira densidade.

No entanto era claramente um apaixonado pela vida... Como uma criança, transmitia perfeitamente a sensação de que sorriria por todos os motivos. Nada o conseguiria abalar... Era daquelas pessoas que abre a porta de casa de manhã com a inocência de se perguntar "que surpresa me trás a manhã para me fazer sorrir?" e que, gesto contínuo, acolhe o sol ou a nuvem carregada com a mesma alegria escancarada na cara por aquilo que eles representam no seu absoluto.

Ironia da história... A sua profissão! É oncologista, lida diariamente com uma dose enorme de sofrimento e com o drama da morte...

É estranho como na vida, tantas vezes não sabemos valorizar as coisas que temos... Somos todos grandes mimados... Tão mimados que nem nos apercebemos que negamos Quem nos mima.

P.S. E ao senhor professor, se alguma vez ler estas linhas, o meu muito obrigado...