22 de outubro de 2006

ESCOLHE A VIDA

Texto publicado hoje no Raizes... Leiam o Raizes :)

“Não vale mais a pena! Tudo me corre mal! Os meus pais acabam de se divorciar, não tenho irmãos, a escola corre mal e chateei-me com os meus amigos…” Deixaste-me sem palavras, sinto o teu vazio no fundo do meu coração. A tua desmotivação assusta-me. Deve parecer-te que a vida não tem solução, que tudo se afunila num vazio sem sentido e deixas-te ir atrás das tuas fragilidades.

Não tenhas medo. É na dificuldade que sobressaem as verdadeiras virtudes... A vida é muito mais do que todo o conforto que ela nos pode dar. Afasta-te do teu umbigo, do desconforto que justamente sentes… Olha em teu redor… Sentes o amanhecer do novo dia que te desafia?

“Onde?”- perguntas tu. Nas coisas pequenas que não costumas valorizar… No nascer do sol, nas gotas da chuva que teimam em rasgar-te um sorriso se as quiseres acolher. Mas também no jeito que tens a jogar futebol, na colecção linda de postais que com tanto carinho guardas, no bom dia sorridente que a custo esboças à senhora da padaria quando de manhã vais comprar o pão… Sim esse sorriso que já começas a mostrar!

Mas isso é tão pouco, pensas tu com alguma razão… Não te vou mentir, pode não ser muito… Mas é bom e é teu… Se calhar é tudo o que tens para dar hoje. Não sejas orgulhoso, maravilha-te com as migalhas que dás, há quem tenha menos do que tu para dar!

Mas fá-lo de coração aberto, são o primeiro passo de um caminho longo que tens para fazer. Abre-te a vida. Na alegria do dar depressa encontrarás motivação para o que te é pedido e desejo renovado de tornar a dar.

E são tantas as situações em que te é pedido que dês… Nisso tens muita sorte! Vamos revisitar a tua vida… Os teus pais… Sabes quanta falta lhes fazes agora que não se conseguem entender? Já pensaste que é por teres magoado os teus amigos e lhes fazeres falta que eles andam chateados contigo? Com a escola é a mesma coisa… Não se recebe nada da vida se não fizermos um abandono diante dela.
Por isso muda de atitude, acolhe cada momento como se fosse o último, cada segundo como a ocasião única que te é proposta para te dares. Porque o que faz com que o mundo seja melhor é a Fé que temos, esta inquietação perpétua que, face às inquietações do mundo, nos interpela a escolher caminhos de Vida na certeza de que há mais alegria em dar do que em receber.