17 de outubro de 2006

DE CORPORE IV- UMBIGO

Finalmente mais um de corpore! Desculpem o atraso!

Umbigo, essa linda marca que embeleza as barriginhas. Sabiam que é uma cicatriz? Homenageia com elegância os bons velhos tempos de vida uterina a comer, dormir e crescer num jacuzzi a 37º C durante 9 meses sem termos que nos preocupar com religiosamente nada...

Nos últimos anos tem adquirido um papel de "caracter sexual terciário" ao ser enfeitado com piercings ou sugestivas tatuagens (aquelas em sol por exemplo) enquadrados por tops curtos que fazem os olhares masculinos baixarem de forma irresistível... Brindam a individualidade e promovem o contacto interpessoal.

Tudo isto é muito bom... Contudo não podemos esquecer que há muito mais para além do nosso umbigo. Ele faz-nos sempre acreditar que somos autosuficientes (reminescências da ilusão fetal?) e o piercing mais do que adorno pode ser isco para fazer de quem nos rodeia presas...

E é paradoxal perceber que em ultima análise o umbigo traduz um momento de rotura com o nosso comodismo e um desafio de abertura ao próximo... Já viram o primeiro choro de uma criança (simultâneo à primeira expanção pulmonar)? É a ilustração cabal do que é crescimento!

Crescer é também acolher este desafio a deixar de se ser parasita preso por um cordão umbilical (indispensável) mergulhado numa ilusão de autosuficiência em proveito de se deixar parasitar consciente de que todos somos interdependentes! Por muito que custe ao nosso umbigo!!!