29 de setembro de 2006

DE CORPORE II- ESQUELETO

Dois posts no mesmo dia só por causa dos inumeros pedidos dos fans inveterados por causa da saga "De corpore" (Joana espero que gostes deste ;) )

Passando à aula magistral, a analise da evolução filogenética dos esqueletos dá-nos grandes lições de vida. Os primeiros esqueletos surgiram para proteger os tecidos moles dos animais. Eram na altura carapaças (um pouco como as dos actuais escaravelhos).

Quis a evolução, na sua procura por uma melhor adaptação inverter os papeis (perceba-se colocar os tecidos duros por dentro e os moles por fora). Isto provavelmente confere uma maior plasticidade aos organismos vivos sem lhes retirar rigidez estrutural (A minha formação é em medicina, corrijam-me os Srs biólogos- Vera isto também é contigo...- se estiver errado)

Ora... O mesmo se passa com a nossa psico-estrutura... Precisa de esqueleto para lhe dar forma... Se compararmos os ossos às ideias (mais dogmáticas e rigidas) e os tecidos moles aos afectos (mais fluidos e instáveis) depressa percebemos onde quero chegar...

Quando comunicares exprime os teus afectos.. Não te feches na carapaça das ideias... Quando decidires usa a cabeça e a razão como coluna vertebral... Tudo isto dar-te-a plasticidade e maior capacidade de resposta aos novos desafios que te são propostos.

Próximo post... Olheiras