30 de dezembro de 2007

BACK TO BASIC

Serei melhor pessoa no dia em que te souber olhar nos olhos. Com aquele (quem me dera, meu) primeiro olhar silencioso de quem nada exige e tudo observa apaixonado.

Com aquele olhar...
... sereno, para me colocar nas mãos aquilo que deve ser feito;
... paciente, para me colocar nos pés o caminho que deve ser percorrido;
... crente, para me colocar na alma o que deve ser protegido;
... esperançado, para me colocar no peito o sonho que deve ser seguido;

... carente, para me colocar no orgulho a capacidade de te saber acolher;
... cansado, pra me colocar nas dores a capacidade de em ti me sentir acolhido;

e apaixonado para me colocar nos lábios aquilo que te deva ser dito.

Saiba eu não esperar pelo ano novo que talvez começe um dia...
Saiba fazer dos erros do ontem a urgência deste amanhã que espero ver nascer hoje no meu coração.

10 de dezembro de 2007

PRESÉPIO- NOSSA SENHORA

Porque é Natal. Construo aos pouco o meu presépio virtual. Coloco junto da manjedoura rostos e vidas que, por vaidade, orgulho, preconceito, falta de sabedoria ou de maturidade sinto agora não ter sabido acolher.

Quando faz frio, os ossos partidos recordam-nos com a sua dor os percursos e as más experiências que deixamos para trás. Hoje a aridez do estudo pintou-me a alma com o frio que teima em não brindar o nosso inverno e doeu-me uma cicatriz.Recordei-me de um rosto perdido na minha memória.

Uma visita num qualquer serviço de medicina, numa qualquer manhã fria de um qualquer inverno pré-natalício. Recordo-me de entrar numa sala. Discutir o caso da senhora com pneumonia e rejubilarmo-nos todos com o seu excelente prognóstico.

E depois um de nós, ainda aluno, perguntar pela cama seguinte ao que o assistente respondeu com a facada "Esclerose lateral amiotrófica, aguarda indicação para ventilação" dilacerando na carne tenra da minha alma o corte profundo que na altura nem senti. Tudo num estranho e sedutor bailado de um rodar de costas brancas de uma bata hipócrita no qual se refugiava da sua (nossa) completa impotência e fragilidade.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença terrível. Destruindo os neurónios motores, encerra uma alma desejosa de vida numa paralizia de um corpo ainda jovem e cheio de vida, surge entre os 30 e os 50 anos. Em semanas leva-nos progressivamente os movimentos dos braços e das pernas, numa paralizia inexorável que um dia atinge o diafragma e num ultimo movimento nos consome.

É cruel perceber à distância de anos que junto àquela janela, jazia no seu silêncio paralítico contemplativo de um céu de inverno o meu grito de "Ampara-me na minha fragilidade" e todos nós, levados pelo belíssimo prognóstico da pneumonia, consumiamo-nos na glória efémera de uma cura cujo rosto já nem me recordo.

E hoje, olhando para o céu de inverno, levado na dor da minha cicatriz, revisitei o sorriso sereno desta alma que para sempre me acompanhará nos meandros da minha memória, desejando ardentemente homenagea-la na minha oração de uma entrega discreta ao dia que hoje me vai sendo confiado