23 de junho de 2007

ESPERANÇAS

É próprio da afectividade, como as estações do ano, flutuar numa inconstância cíclica. Há dias em que por mais que se exprema o nosso coração, ele não tem nada para dar. E o meu tem andado pelas penurias do inverno, numa fragilidade que periclitante teima em cobrar (ou pelo menos fazer contas) antes de genuinamente se dar.

Em contraponto a razão, a prima formiga desta cigarra preguiçosa, testemunha-me segura tudo aquilo que no último verão do coração experimentei e que não posso deixar de tomar como verdadeiro e absoluto. Faca de dois gumes pois que se por um lado me impele a continuar a dar-me sem medida, nesta convicção profunda de que é dando que se recebe, beneficiando todos aqueles que por mim passem; reforça na afectividade aquela profunda sensação de aridez, própria de quem um dia se lembrou de cobrar aquilo que não lhe cabia pedir.

E nesta dicotomia dilacerante desvanece-se num sopro o doce sabor da cumplicidade genuina e sincera de quem, por nada cobrar, se torna incapaz de valorizar os seus méritos.

Pior! A própria razão apercebe-se que algo vai mal com a sua irmã afectividade. No silencioso diálogo da alma quetiona-la... Bondosa pergunta-lhe: Que se passa, deixa-me ajudar-te!! E, voluntariosa mas intolerante, consome-se a perseguir uma panaceia que um dia acaba por reconhecer: pouco pode nos domínios próprios da afectividade- que se prolongam profundamente nas estruturas subconscientes do ser- resvalando para um mundo de tentações racionais que nunca podem gerar respostas concretas e consoladoras. Nesta dicotomia se percebe de forma existêncial a verdade profunda que a alma acenta sobre dois carris perpétuamente independentes e paralelos (que por isso apenas podem dialogar entre si não tendo como se tocar).

Contudo, e estranhamente, é no fogo que se prova o ouro. O absoluto, por definição, não tem como depender de mim. É autónomo a estas quezilias e guerrilhas interiores. Mais! Pela racionalidade da Fé sei que antes de o procurar já Ele me conhece e persegue apaixonadamente. Sei que se sofro pela aridez afectiva da resposta racional que, neste inverno afectivo, Lhe consigo dar, Ele sofre comigo pela negação afectiva que Lhe faço. E não caias na tentação de ser "beata" ou "beato". A minha resposta racional deste momento não é menor do que a resposta afectiva de quem afectivamente convertido não se esforça por racionalmente sedimentar em si as sementes de amor que Deus lhe confia.

Isto não quer dizer que não O procure... Faço-o redobradamente, num dilacerar confiante da minha alma. Porque a Fé é mesmo isto, acreditar e confiar no Bem maior sem que se consiga demonstrá-Lo aos outros, e por vezes a nós próprios. Sei que o contraste da aridez da minha afectividade sobre a preserverança da minha racionalidade será o balido da ovelha ferida e tresmalhada que clama pelo seu pastor. Não perco a esperança que este Lhe trespasse o coração e que Ele também me busque incessantemente, sei que isto Lhe está na Sua natureza apaixonada.

E sobretudo sei que não é em mim que reside a força para me mudar. É apenas neste silencioso cruzar de olhares diante deste Coração maior que o meu, com o meu confrangedor silêncio (para mim e para Ele) de quem não tendo nada para Lhe dizer sente necessidade da Sua presença e companhia por, na aridez do seu deserto, perceber e reconhecer que sem Ele nada tem nem nunca terá o mesmo sabor. Já lá dizia o meu padroeiro... Só Tu tens palavras de Vida!

Espero e confio...
Nele, com Ele e por Ele, (mediando a Sua Graça também nas vossas acções e na minha preserverança) em breve se reendireitará a minha afectividade (ou virando o bico ao prego, a minha racionalidade) e o saudável dialogo da alma deixará de ser esta guerrilha estupida de surdos e cegos, velhas comadres desavindas, que cheias de si próprias, não se conseguem escutar. E nesse dia, redescobrirei o gozo (em português suave mas reductor- a felicidade e alegria) desta Salvação que é ter um Deus Amor que se dá perpétuamente por mim e teima em que no concreto da minha vida me faça cumplice feliz desta dinamica.