10 de março de 2007

AMIZADES COLORIDAS

Por sugestão de amigas e amigos, escrevo este texto...

Tentas desarmar-me com perguntas difíceis... Retribuo-te a gracinha. Mais do que definir amizade colorida pergunto-te... Conheces amizades cinzentas? O que é uma amizade cinzenta senão uma enorme hipocrisia? A paz podre! Aquele "Olá, bom dia!" mecanizado com um braço em riste num comprimento descomprometido que está para as amizades como o flirt para as relações de namoro. É casaca que não me serve! Que não quero que me sirva!!

Não há verdadeira amizade sem cor! Por isso reformulo-te a tua pergunta... Que cor dás- e já agora, desejas dar- às tuas amizades? Admito que não tenham de ser todas elas um espectáculo de cor... Mas ao menos, nem que seja para não serem cinzentas, que sejam monocromáticas: que cada uma tenha a sua tonalidade, umas azul sereno, outras verde esperança, outras laranja sorriso. Há ainda as vermelhas paixão e as brancas paz.

Agora as mais bonitas são aquelas amigas que aos poucos vão dando paleta ao cinzento da tua vida. Surgem primeiro de uma cor acolhedora. Achamos-lhe piada... Decidimos voltar a contemplá-la... E oh! Já não tem a mesma cor...

Ficamos surpreendidos! Fechamos os olhos; respiramos fundo. Só pode ter sido distracção!! Dizemos mentalmente: "concentra-te... esta é uma amizade azul!" pois foi a cor que vimos. E quando abrimos os olhos sorrimos muito... Não, já não é azul, é verde! E no abrir e fechar de olhos- sempre pautado pelo esfregar incrédulo das mãos nas pálpebras- é um arco-iris de cores que desfila diante de nós.

E aqui começamos a fugir daquilo que me perguntas. Creio que o Amor é um contínuo que aqui assume outro rosto com outras exigências. Na medida da disponibilidade dos nossos compromissos e capacidade de entrega, nascem as condições de se avançar um pouco mais no Seu caminho... Aqui surge aquele espaço de intimidade e cumplicidade que possibilita gerar com uma dessas amigas fantásticas uma paixão colorida.

Daquelas paixões tão consumptivas e exigentes que no seu clarão colorido fundem e esgotam em si próprias as cores que irradiam dos seus dois elementos numa dinâmica avassaladora de abandono e confiança mútuos. Daquelas paixões que, sem nunca renegar os cinzentos das rotinas da vida, enchem de cor e novidade as vidas dos que as vivem e daqueles que as testemunham.

Não acredito na paz podre das amizades cinzentas! Tão pouco acredito no consolo das paixões "one night stand" que arrefecem os calores hormonais! O Amor humano é, nos diversos rostos que adquire no seu contínuo, estruturado, belo e colorido!

Acredito que as amizades são tesouros! Acredito que é nossa vocação dar-lhes cor à medida que nos vão sendo confiadas. Acredito que dar-lhes cor é sobretudo saber acolhê-las e estruturá-las, sempre fieis áquilo que na nossa vida já fomos dando (e por isso já não nos pertence) e áquilo que ainda podemos dar.

Fazem muita falta amizades e paixões assim, Coloridas, comprometidas e fieis. Daquelas que dão cor e iluminam o mundo. Por isso te volto a perguntar...
Que cor dás às tuas amizades?