31 de outubro de 2006

DE CORPORE V- ESTOMAGO

Pois aqui está o já tão desejado de corpore!

Hoje lembrei-me do estômago. Queria meditar acerca de dois aspectos muito importantes da sua função...

O primeiro aspecto interessante prende-se com a sua anatomia. Tem funções de depósito alimentar. Enche, enche, enche... E depois esvazia progressivamente ao ritmo do resto do tubo digestivo. É uma virtude que me tem feito imensa falta esta capacidade de encher depressa e esvaziar lentamente. Tem-me feito falta esta capacidade moderadora... De "encaixar" (palavra tão feia) grandes quantidades de stress e tristeza em pouco tempo e de liberta-los lentamente ao ritmo das vidas de quem me rodeia...

O segundo é a sua personalidade ácida e corrosiva, inventado para triturar e liquidar tudo aquilo em que toca. Contudo sendo desconfortavel para as visitas é um personagem fundamental na nossa vida. Faz-me lembrar alguns dos meus amigos... Antes de estar com eles já tenho azia só de pensar naquilo que tem para me dizer. Quando estou com eles magoa-me o seu sarcasmo! Mas depois... a frio... Apercebo-me da veracidade daquilo que dizem e percebo que se não fosse aquela acidez, o meu carácter mais doce nunca saberia descascar o fruto agradavel que me oferecem... Por isto, um muito obrigado para vocês que bem sabem quem são...